Partindo da necessidade de preparar de forma contextualizada e consciente os alunos do Ensino Médio da Escola Especial Helen Keller para sua escolha profissional, resolvemos lançar o projeto “Pensando minha Profissão”.
Pretende-se que com este projeto que os alunos possam fazer suas escolhas profissionais de forma esclarecida e que possam adquirir maior intimidade com o futuro profissional, avaliando possibilidades de mercado de trabalho e aptidões às respectivas atribuições.
OBJETIVO GERAL
Conhecer o perfil das mais diversas profissões no mercado de trabalho atual, suas contribuições na sociedade, favorecendo a construção da identidade pessoal.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Preparar os alunos do Ensino Médio para a escolha consciente da futura profissão;
- Despertar a necessidade e o interesse pelos estudos, e a sua importância para o seu ingresso nas universidades /faculdades que possam estar ao seu alcance;
- Promover contato com profissionais e especialistas em diversas áreas,
- para que os alunos conheçam melhor cada profissão, podendo, assim, fazer uma escolha consciente ou despertar a vocação para alguma profissão.
- Informar relação de cursos e número de candidatos / vaga em Caxias do Sul
- Manter os alunos atualizados sobre os cursos superiores, o mercado de trabalho e as atribuições de cada profissão;
- Esclarecer dúvidas dos alunos sobre as grades curriculares de cada curso, áreas de atuação e oportunidades de emprego;
DESENVOLVIMENTO:
1ª Fase
- Apresentação do projeto para os alunos;
- Levantamento, pelos alunos, de todas as profissões com orientação dos professores envolvidos no projeto;
- Realização de uma pesquisa feita pelos alunos a ser apresentada posteriormente ao grupo;
- Apresentação de Power Point com informações sobre várias profissões,
- Levantamento das profissões dos surdos (colegas, conhecidos, amigos etc.);
2ª fase
- Ciclo de palestras sobre empregabilidade e mercado de trabalho realizado por vários profissionais;
- Visita às universidades;
- Participação em Mostra das profissões nas Universidades;
AVALIAÇÃO:
Será realizada uma auto-avaliação com os alunos, onde poderão avaliar sua escolha profissional, bem como sua participação e elaboração de materiais.
Avaliação dos professores e direção sobre a atuação dos alunos e professores durante todas as etapas do projeto.
QUESTÕES DE INVESTIGAÇÃO PARA A 1ª FASE
- Qual a minha escolha profissional?
- Tenho o perfil adequado à minha escolha?
- Quais as opções de cursos universitários que tenho? Qual a sua duração?
- Que atribuições essa profissão exige? (atividades relativas à profissão).
- Como está o mercado de trabalho nessa área?
- Que tipo de atividades desempenha esta função?
- Quais os campos de atuação e as especializações para essa profissão?
Após o lançamento do questionamento “Qual a minha escolha profissional?”,
características e atribuições de cada profissão: Descrição da profissão, formação necessária, o curso, duração do curso, as matérias, a carreira, principais atividades, o mercado de trabalho, aptidões desejáveis, curiosidades, campos de atuação e especialidades possíveis.
Durante as etapas do projeto os alunos identificarão as principais características da profissão escolhida, descobrirão outras possibilidades dentro da área de atuação preferida e verificarão suas possibilidades com base em suas características e perfil.
As etapas serão acompanhadas pelos professores responsáveis, que irão orientar e dialogar com os alunos durante os processos de pesquisa e construção do trabalho.
PROPOSTA PRELIMINAR DAS ETAPAS/AÇÕES A SEREM REALIZADAS:
Apresentação de Power Point com imagens de diversas profissões com a finalidade de motivar os alunos para o desenvolvimento do trabalho e com isso, provocar reflexões sobre o tema, onde será abordado as características de perfis pessoais necessários aos profissionais, atividades diárias, carga
horária de trabalho, instrumentos, vestuário, remuneração, mercado de trabalho e perspectivas;
A pesquisa deve ser bem abrangente, envolvendo todas as características e atribuições de cada profissão: descrição da profissão, formação necessária, o curso, duração do curso, as matérias, a carreira, principais atividades, o mercado de trabalho, aptidões desejáveis, curiosidades, campos de atuação e especialidades possíveis.
O trabalho de pesquisa poderá ter como fonte: entrevistas, revistas especializadas e sites da internet com a finalidade de confirmar alguns dados levantados, bem como, encontrar novas características;
Estabelecimento das atividades que serão apresentadas por grupo;
Convidar um profissional de Recursos Humanos para fazer a abertura do Ciclo de Palestras e posteriormente outros profissionais e estudantes de cursos superiores proporcionando aos alunos da escola debates sobre cada profissão;